Fechamento Mensal Março 2017 (+ 2,99%)

Faaaala Finansfera, beleza?

Mais um mês finalizado. Estive de férias durante o mês de março, mas sem viagens ou grandes passeios. Aproveitei para curtir bons restaurantes e outras atividades pela cidade. Sempre planejamos várias atividades para as férias, contudo no final sempre tem aquela(s) semana(s) de preguiça e procrastinação. 😀

Do ponto de vista dos investimentos, resgates em renda fixa e reaplicação, além de um excelente mês em dividendos recebidos. Vamos para os resultados:

img_2195

Crescimento patrimonial de +2,99%, com rentabilidade de fevereiro em +0,96% .

Pois é amigos, primeiro mês do ano com rentabilidade menor que 1% e ainda abaixo do CDI que fechou em 1,05%. Minha Meta Financeira 03 (MF03) ainda continua bacana, pois no acumulado do ano, CDI em 3,03% e minha carteira em 4,97%.

2017-mar-geral-adp

Aportes

Aportei este mês 21,88% das receitas auferidas. A percentagem foi abaixo dos 30% em virtude de remuneração proveniente das férias recebidas. Contudo, como não tinha intenção de aportar dinheiro das férias, tenho a percentagem de 32,75% em relação a minha remuneração básica mensal.

Aportes 75% direcionados a renda variável com a compra de ações, ETFs (comprei meu primeiro!) e FII. O resto para CDB de liquidez diária, a espera de oportunidade futura.

Então, de certa forma,  Meta Financeira 01 (MF01) concluída para o mês.

Ações e ETFs

Carteira de ações e ETFs com rentabilidade positiva no mês de +0,89%O Ibovespa registrou  64.984,07 pontos representando uma queda no mês de  2,52% e com uma alta acumulada no ano de 7,90%. Minha carteira passa na frente em 2017 com uma alta de 10,34%.

2017-mar-acoes-adp

Comprei alguns papeis da KLBN11. O endividamento nos últimos 2/3 anos deu uma explodida (empresa bastante alavancada), mas espero que um dos principais motivadores dela (Unidade Puma), faça por merecer.

Comprei também meu primeiro ETF: IVVB11. Li o livro de alocação de ativos do Henrique Carvalho no final do ano passado e na mesma hora pensei na compra deste ETF para compor minha carteira de ativos. Alguns bons posts sobre este ETF foram produzidos por colegas como o KB Investimentos e o Frugal Simple. Vale a pena dar uma lida.

Dividend Yield (DY) este mês em relação ao meu preço médio foi: 0,41% com dividendos/JSCPs recebidos de BBDC3, ITUB4, WEGE3, UGPA3, CIEL3, BBAS3.

2017-mar-acoes-grafico

Carteira de ações e ETFs representando ~ 20% de meu patrimônio.

FIIs

Estou iniciando o estudo em FIIs e curtindo bastante. Os fóruns e grupos que estou acompanhando são muito bacanas e a galera me parece bastante legal. Fundos mais conhecidos e bem administrados possuem bastante informação, além de seus relatórios serem de interessante leitura.

Meu post para o mês de abril será sobre o tema e os caminhos que estou tomando. Por ora, sigo ainda com meu único papel (BPFF11).

Comprei mais algumas cotas do BPFF11 mantendo o Preço Médio (PM) de R$83,43.  A  rentabilidade mensal (cotas + alugueis) foi -2,76% e um Yield em relação ao meu PM de 0,80%.

2017-mar-fiis-adp

Como meu único papel é um Fundo de Fundos, a rentabilidade de 9,89% no ano está praticamente empatada com a rentabilidade do IFIX que registra 9,02%. FIIs representaram no mês ~1% do patrimônio.

Renda Fixa

Nos ativos de Renda Fixa, obtive uma rentabilidade de 0,93%. Reapliquei dinheiro proveniente do vencimento de Tesouro SELIC em LCIs/LCAs de curto prazo (acrescentando o imposto de renda descontado) e reapliquei um montante vencido de uma LCA do banco ABC em outra LCA de característica semelhante.

Aportei em CDB de liquidez diária para complementar a meta de aporte mensal e esperar oportunidades na Renda Variável. Renda Fixa no mês de Março representou 79% do meu patrimônio.

2017-fev-renda-fixa

Independência Financeira

Para registro, calculo o PIFN: Percentual de Independência Financeira do NooB que consiste na Renda Passiva Gerada no mês dividido pelos gastos mensais. Aqui, considero despesas como todo o dinheiro recebido que não foi aportado (receitas – aportes).

Este mês, o PIFN foi de 1,3126%. 

2017-mar-pifn

Alocação de Ativos

Como vocês viram, estou praticamente na relação 80% RF e 20% RV. O primeiro objetivo na  alocação de ativos será chegar na relação 70/30, buscando uma alocação na Renda Variável de 50% em ações, 45% em FIIs e 5% em ETFs.

2017-mar-variavel-realizado

Outras Metas

Falando de saúde, não consegui bater a meta da academia (> 80%), somente indo 70% dos dias. Primeiro mês da dieta passada pelo nutricionista não foi 100% seguida por causa das férias, uma vez que ficar em casa e não ter compromisso com horários te leva a comer em horários diferentes, além das saídas para restaurantes.

Li um livro chamado “A Arte da não conformidade” de rápida leitura para esquentar o sangue. Nada demais, sem empolgação com o conteúdo, apenas marquei uma nota interessante que já tinha refletido sobre e farei um post.

Abraços!

10 comentários sobre “Fechamento Mensal Março 2017 (+ 2,99%)

  1. Fala grande Noob…

    Teve um crescimento bom em Março, eu sofri com as ações, comeu todo o meu lucro com os outros investimentos…rsrs…

    Você disse que irá comentar os próximos passos, o que você tem em mente para ações? Eu estou querendo baixar posição, acredito que 2017 com essa instabilidade na politica teremos alguns problemas, e em 2018 sendo ano de eleição acredito em muitas oscilações…

    Abs parceiro.

    Curtir

    • Fala vc1kk!

      Este ano de 2017 pretendo estudar mais FIIs e tentar montar uma posição neste segmento. A crise imobiliária está brava e cada novo aprendizado, vou me “assustando”. Mas também oportunidades podem estar aê…

      Quanto as ações, eu não penso em baixar posição. Queria mesmo é melhorar a distribuição, pois estou exposto demais ao setor bancário. Só que não curto muito a venda de ativos valorizados (no meu caso BBAS3) para rebalancear uma carteira, pois quero longo prazo.

      Assim em tese, eu deveria aumentar a posição noutras ações, contudo extrapolaria os 20% que busco neste segmento. Dúvidas…..

      Abcs!

      Curtir

  2. Ni,

    Parabéns pelo resultado. Já virou contra o Ibovespa.
    Obrigado pelo elogio sobre o post da ETF.
    Fiquei curioso quanto a discussão de FII. Qual é o fórum que você acompanha? Também quero aprender mais sobre o assunto.

    Abraço.

    Curtir

    • Grande KB!

      Posts bons devem ser mencionados/compartilhados!

      Cara, de fórum mesmo, ativo só o site do Tetzner. Apesar da interface confusa (modelo blog wordpress já não aguenta a organização dali mais), as discussões são muito boas! Aprendendo muito lá!

      O fórum do Bastter também rola coisa boa!

      Ainda estou só olhando, lendo muito, sem participação ativa.

      Mas de fórum, estes 2 sites mesmo!

      Abcs

      Curtir

Deixe um comentário