Faaala Finansfera, beleza?
Este post fala sobre Renda Fixa e algumas elucidações interessantes que vão surgindo com o passar do tempo, estudos e experiência.
A afirmação Taxa não ganha de Tempo é bastante conhecida pelas pessoas com mais tempo e experiência em investimentos, além de ser preconizada com veemência por um cara (amado por uns, odiado por tantos outros) que possui um site/fórum/plataforma bastante conhecido.
O que o famoso médico-investidor e outros tentam mostrar para as pessoas, principalmente os iniciantes, está contida basicamente aqui:
Com certeza, você já utilizou esta fórmula, no mínimo na época do colegial: JUROS COMPOSTOS, onde:
- M = Montante
- C = Capital inicial
- i = taxa
- n = tempo
Em regra, para calcular o montante final, pegamos a taxa (1+i), elevamos ao tempo (n) e multiplicamos pelo capital aportado. Assim, de cara, eu lhe pergunto:
Qual operação matemática possui um crescimento maior? Multiplicação ou a Exponenciação?
Para calcularmos nossos montantes finais, os valores de tempo (N) são sempre positivos (não existe -10 anos!), assim como as taxas que encontramos no mercado são números reais positivos.
Então, consegue perceber que o crescimento numérico de uma potenciação é muito maior que o da multiplicação? O tempo é o fator exponencial. A taxa é o fator multiplicador. Quanto maior o tempo seu capital estiver investido, maior será o fator multiplicador do capital inicial.
Quanto mais tarde pagar Imposto de Renda, melhor
Outro fator que auxilia em um montante final maior, para aplicações que duram mais tempo, é o pagamento do Imposto de Renda. Aqui, ouvimos muito falar na famosa frase:
"Evite girar patrimônio."
Mas o que isso quer dizer?
Se você tem um capital inicial C e deseja aplicá-lo por um prazo de 10 anos (n), o que seria melhor: Aplicá-lo uma única vez a uma taxa pelo período de 10 anos, ou fazer inúmeros reinvestimentos, por exemplo 5 aplicações de 2 anos?
Na segunda opção, você pagaria imposto de renda ao final de cada 2 anos, reaplicando o montante líquido a uma nova taxa disponível na época. No geral, sairia perdendo, pois o pagamento antecipado do imposto diminuiria o capital investido ao longo do prazo.
– “Mas NooB, eu posso ter a sorte de, a cada 2 anos, achar taxas muito mais atrativas e fazer com que, no final dos 10 anos, eu tenha uma rentabilidade melhor que uma única aplicação.”
Sim, pode! Mas também pode ter o azar de nunca mais achar taxas como a contratada inicialmente.
Perceba que isto não vai depender de você, é um fator externo que você não poderá controlar. Além do que, esta busca incessante por taxas maiores, investimentos melhores privarão você de viver, curtir a vida! (não seja um escravo das planilhas, cálculos, Home Broker, etc.)
Então devo aplicar tudo em Títulos de Longo Prazo?
Não!
A fórmula acima apenas demonstra matematicamente que o fator tempo é mais interessante que o fator taxa contratada, assim como a explicação de não girar patrimônio, pagando imposto de renda mais cedo, contribui também para um montante maior.
Mas nem tudo na vida é matemática! Somos seres humanos e temos necessidades, objetivos. E lembre-se sempre que para uma boa saúde financeira você deve ter seus objetivos bem definidos de :
- CP = CURTO PRAZO;
- MP = MEDIO PRAZO;
- LP = LONGO PRAZO.
Então, se vc pretende a curto prazo fazer uma viagem, trocar de carro, ou pagar integralmente o colégio de seu filho, não fará aplicações em títulos do Tesouro Direto IPCA+ 2035 ou 2045, correto? Já aportar a cada 2 anos em um CDB diferente com vistas na aposentadoria, pode não ser a melhor alternativa, percebe?
Por mais que as taxas estejam interessantes e o tempo de aplicação seja grande (fazendo jus à matemática), seus objetivos definem o tipo de aplicação e investimento a serem realizados.
Abraços!
NI,
É aquele negócio né. Quase todos, senão todos, os maiores investidores do mundo tem uma coisa em comum: cabelos brancos.
Tempo faz toda a diferença mesmo.
Abs.
CurtirCurtir
Bela observação KB!
Valeu pela visita!
CurtirCurtir
Post bem instrutivo, simples e didático. Parabéns Noob!
CurtirCurtir
Valeu Uó!!
CurtirCurtir
Excelente post, Noob! Resumiu bem o que já ouvi bastante do nosso querido médico-investidor, hehehe.
Abraços.
CurtirCurtir
Isso aê EP! O cara tem um jeito bem peculiar, mas esta é uma afirmação bem importante pra carregarmos em nossas vidas
Abcs
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito bom Noob.
Já tinha lido várias vezes sobre o tema, que é sempre atual, mas o seu texto traz uma explicação simples e muito clara, bastante objetiva.
Parabéns.
Abc
https://funcionariopublicoinvestidor.blogspot.com.br/
CurtirCurtir
Valeu FPI!
Aproveitei e adicionei seu blog aqui nos links! Acompanho ele com frequência.
Abraços
CurtirCurtir
Que ótimo saber disso!
Continue comentando sempre!
Abc
CurtirCurtir
Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)
Adicionarei seu blog neste novo blog também!
Muito obrigado e um abraço!
Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!
CurtirCurtir
Grande VdC!
Seu pedido é uma ordem! heheheh Adicionado
Abraços
CurtirCurtir
Noob,
Já tinha lido algumas vezes sobre o assunto, mas da forma colocada no seu blog foi perfeita, a leitura não foi chata, pelo contrario rápida e instrutiva…
Irei te add no meu blogroll para acompanhar a sua trajetória, se puder fazer o mesmo agradeço.
Abs.
CurtirCurtir
Olá VC1kkG! Muito obrigado pelo comentário e visita!
Topo sim adicionar seu blog!!
Abraços
CurtirCurtir
Olá Noob, já alterei a configuração, agora acredito que conseguirá visualizar.
Abs…
CurtirCurtir