Minha estratégia para minimizar custos com corretoras e bancos

Faaaala Finansfera, beleza?

Esta semana um colega de trabalho que está iniciando no mundo de investimentos veio conversar comigo chateado com os custos que estava tendo com suas operações financeiras em FIIs:

” – Poxa NooB, tenho que aportar mais dinheiro, pois as taxas que pago estão consumindo uma grande percentagem de meus alugueis.”

Aportar mais sempre é bom, contudo preocupei-me que meu amigo poderia até chegar a pensar que investir em FIIs com uma determinada quantia poderia não ser rentável devido aos “prejuízos” que estava tendo com taxas de corretagem, custódias além de transferências bancárias.

Meu amigo vendo seus alugueis reduzirem por causa das taxas operacionais
Meu amigo vendo seus alugueis reduzirem por causa das taxas operacionais

” – Você já pesquisou outras corretoras com taxas mais baixas? Já pensou em fazer uma conta bancária digital?” Perguntei.

Inspirado neste episódio, resolvi contar como me organizo e tento ao máximo reduzir custos com taxas nas operações financeiras. De antemão, deixo claro que não estou orientando ninguém a fazer o que faço, a abrir conta em corretoras que uso e coisas do tipo: é apenas minha opinião e o modo que para mim, atualmente, está funcionando!

Tenha uma conta bancária digital

A primeira grande economia para quem tem uma carteira diversificada em investimentos em várias corretoras é zerar os custos de transferências. Você pode ter em sua cesta de serviços um número de TEDs, DOCs que te satisfaça, mas com certeza você paga uma mensalidade por esta cesta, correto?

Tenho uma conta normal em um grande banco (Caixa) onde recebo meu salário principal que me dá direito a um TED gratuito por mês: insuficiente para transferir dinheiro para 2 ou mais corretoras onde posso investir.

Assim, não resolvi desfazer-me desta conta por comodidade, mas abri uma conta digital no Banco Intermedium, onde tive vantagens como:

  • conta 100% digital e gratuita: sem cesta de serviços e ilimitados TEDs;
  • possibilidade de gerar 10 boletos bancários para depósito de dinheiro na minha conta (bastante legal!!!);
  • banco com produtos interessantes: LCIs, LCAs com excelentes taxas e valores iniciais baixos para correntistas

Assim, todo mês transfiro da Caixa para o Intermedium a quantia para aporte e de lá faço a distribuição para as corretoras onde irei aplicar.

Ações

Estas são um dos motivos que não desfiz de minha conta na CAIXA. Tenho um custo bastante reduzido, como correntista, em operar ações por este banco. Mas aviso aos que não conhecem: HomeBroker da CAIXA é o pior do Brasil!! Um sistema tosco que há tempos atrás nem funcionava e atualmente há dias que tem que ter paciência em utilizar.

” – Mas NooB, pq então vc utiliza?”

Simplesmente pela relação custos X minha estratégia. Vamos lá:

  • Não preciso fazer TEDs para comprar ações. Débito e crédito direto de minha conta corrente;
  • Dividendos e JSCPs direto na conta corrente;
  • Não faço trades! Raramente entro em uma swing trade ou position trade. Abro o HB uma vez por mês, lanço as ordens de compra e pronto!

As ordens pelo HB da Caixa são executadas pelas corretoras Concórdia ou CoinValores que possuem parceria com o banco. Confira os custos operacionais  aqui.

FIIs e ETFs

Escolhi transferir meus ETFs e iniciar o investimento em FIIs através da corretora SOCOPA pelo simples motivo: corretagem ZERO para estes produtos. Taxa de custódia de R$ 10,00, contudo se você executar uma operação que gere corretagem como a compra de ações, não pagará taxa de custódia. Corretagem com valor fixo de R$ 7,00.

Minha estratégia? Através de minha conta digital transfiro dinheiro para a corretora sem custo, compro meus FIIs e ETFs sem corretagem e posso reduzir o custo mensal de R$ 10,00 (custódia) para R$ 7,00 com a compra de um papel de ações escolhida para manter nesta corretora e não mais na Caixa.

Renda Fixa

Essa é mais fácil! Hoje várias corretoras estão isentando taxas de custódia e administrativas para produtos em Renda Fixa. Atualmente invisto no Tesouro Direto pela Easynvest (uma das primeiras a colocar taxa zero) e pego outros produtos (CDBs, LCIs, LCAs) em corretoras/bancos como Daycoval Investe, Intermedium, Sofisa Direto, Rico e a própria Easynvest.

Bem, esta é a estratégia que ando aplicando tentando minimizar custos operacionais.

Abraços!!

 

5 comentários sobre “Minha estratégia para minimizar custos com corretoras e bancos

  1. Oi Noob!

    Você não pode pedir portabilidade do seu salário da caixa para o Intermedium? Tenho uma conta digital no Bradesco e recebo salário pelo Santander. Pedi portabilidade da conta salário para a digital do Bradesco então não preciso usar nenhum serviço do Santander e nem transferir.
    De repente podes fazer isso.

    Abs!

    Curtir

    • Oi Rafael! Estou pensando nesta possibilidade mais pra frente.

      Só não fiz isso pois tenho carteira de ações lá na Caixa.

      Mas quem sabe 2017!

      Valeu pela visita!

      Curtir

    • Olá Pretorian,

      Intermedium saca em caixas eletrônicos da Rede 24 horas sem pagamento de taxa.

      Já para depósito, faço TED para o banco ou utilizo o “Pague Fácil”: emissão de boleto com o valor que desejo e 48h depois está lá na conta

      Curtir

Deixe um comentário