Fechamento Mensal Julho (+2,59%) + 1 ano de Blog + compra de imóvel

Faaaala Finansfera, beleza?

Parabéns NooB!

Com alegria que volto a escrever neste pequeno espaço! E com alegria que este post sai no mês do primeiro aniversário do Blog: 1 ano compartilhando NooBices na blogosfera financeira.

Aprendi e aprendo muito com as inúmeras leituras nos blogs, além de claro, me divertir com alguns posts/blogueiros também!! O NooB Investidor sobrevive ao primeiro ano e o ser vivo que o escreve tem expectativas de continuar a registrar seu progresso financeiro, além de interagir com os demais companheiros de jornada!

 

Compra de imóvel

Meus números financeiros mudaram… mês de Junho, fiz uma retirada de ~60% de meu patrimônio. E o motivo:

consorcio-imobiliario

Isso aê! Comprei um apartamento (Que é isso, NooB! Vc é Louco??). Sei que muita gente vai me “xingar”, dizer que sou louco e blá-blá-blá, mas isto será assunto para um outro post ainda este mês. 😀 😀

Vamos de fechamento mensal?

Crescimento patrimonial de +2,59%, com rentabilidade de julho em +2,69% .

Nestes últimos 2 meses não acompanhei o mercado, não fiz mudanças em carteira, tampouco aportes, pois o foco estava na compra do imóvel. Resultado: mês de Junho com uma retirada violenta de grana e mês de Julho com a carteira funcionando com o resultado da retirada de dinheiro:

201707-cotas-geral

 

Com a retirada de dinheiro no mês de Junho, a planilha de cotas do AdP passou a mostrar estes números na rentabilidade anual e histórica. Os números batem com a planilha de Planejamento do Surfista Calhorda, mas ainda preciso entender o porquê destes valores.

 

Aportes

Mês de Julho sem aportes. oO

 

Ações e ETFs

Carteira inalterada estes últimos meses, até mesmo pela compra do apartamento. Carteira de ações e ETFs com rentabilidade positiva no mês de +4,53%. O Ibovespa registrou  65.920 pontos representando uma alta no mês de +4,80% e com uma alta acumulada no ano de 9,45%. Minha carteira segue na frente em 2017 com uma alta de 10,27%.

201707-cotas-acoes

Dividend Yield (DY) este mês em relação ao meu preço médio foi de 0,13% com dividendos/JSCPs recebidos de BBDC3, ITUB4, ODPV3, ABEV3.

201707-acoes

Carteira de ações e ETFs representando ~ 52% de meu patrimônio.

 

FIIs

Aqui também, não houve alteração nem retirada de dinheiro. Rentabilidade mensal (cotas + alugueis) foi de  -0,54%  e um Yield em relação ao meu PM de 0,76%.

201707-fiis

IFIX este mês fechou nos 2066 pontos registrando alta acumulada no ano de 10,81%. Sigo acompanhando de perto.

FIIs representaram no mês ~7% do patrimônio.

 

Renda Fixa

Aqui houve debandada! Retirada de uma boa parte da grana para investimento (deixando alguns loucos…) no apartamento que será minha futura morada! Nos ativos de Renda Fixa, obtive uma rentabilidade de 0,78%.

Renda Fixa no mês de Julho representou 41% do meu patrimônio.

201707-rf

 

Independência Financeira

Para registro, calculo o PIFN: Percentual de Independência Financeira do NooB que consiste na Renda Passiva Gerada no mês dividido pelos gastos mensais. Aqui, considero despesas como todo o dinheiro recebido que não foi aportado (receitas – aportes).

Como era de se esperar, o percentual vai caindo uma vez que nos últimos 2 meses as despesas subiram em virtude do não aporte .PIFN foi de 0,4874%. 

201707-pifn

 

Alocação de Ativos

Esta considero a parte mais interessante do fechamento deste mês. A retirada do dinheiro da Renda Fixa mudou completamente a percentagem de alocação dos ativos e fiquei feliz em ter tudo bem monitorado, com gráficos, triggers visuais, etc!

201707-alocacao

O objetivo principal agora é analisar em como manter a alocação de ativos conforme o desejado e o meu perfil de investidor (perfil conservador). Lembrando que meu objetivo este ano era ter uma relação 70%(RF) e 30%(RV). Terei que pensar bastante, pois os aportes não serão tão vigorosos até o final do ano em virtude de reformas e compras para o novo apartamento.

Ah, aproveita e confere a Carteira do NooB atualizada em minha página!

Abraços!

10 comentários sobre “Fechamento Mensal Julho (+2,59%) + 1 ano de Blog + compra de imóvel

    • Valeu Investidor Inglês!!!

      Também aproveitei uma grande oportunidade!! O importantes é estarmos de bem com nossas decisões!

      Valeu meu caro!

      Curtir

  1. Fala Noob,

    Parabens pelo 1 ano de blog e Tambem pelo imovel, claro.

    Acho que voce deu um grande passo rumo a IF, tendo seu primeiro imovel.

    Abraçao e sucesso este mes

    VDC

    Curtir

  2. Parabéns pela aquisição do Apê! Espero que tenha sido uma boa compra..
    E viu, realmente tem algo errado na sua rentabilidade acumulada, a partir de junho… talvez você não considerou a “saida de dinheiro” na coluna aporte (fica negativo).

    Não tem como rentabilidade negativa gerar contribuição positiva no acumulado..

    Abraços!

    Curtir

    • Grande Japa!

      Valeu pelas felicitações!!

      Rapaz, o curioso é que meu aporte está negativo no mês, pois registrei a saída de todo o montante que vendi. Já peguei também a planilha zerada do AdP para simular e realmente com grandes saídas financeiras fica valores acumulados maiores

      Vou checar pela blogosfera se alguem teve uma saída de dinheiro grande e como ficou a planilha.

      Abraços!

      Curtir

  3. Parabéns pela aquisição do apto, NooB! Felizmente já tenho a minha casa e pago parcelas ridiculamente baixas, pois peguei imóvel num programa ainda do governo Lula.

    Tem como vc atualizar em outro post os FIIs que vc tem disponível?

    Grande abraço.

    Curtir

Deixe um comentário