Fechamento Mensal Fevereiro 2017 (+4,31%)

Faaaala Finansfera, beleza?

Segundo mês do ano finalizado. Nossa, é impressão minha ou 2017 está voando?  Se bem que, dizem por aê que quando se faz o que gosta, o tempo passa rápido demais, contudo estes dois primeiros meses do ano não fiz nada de diferente e tenho a sensação do tempo passando rápido mesmo assim.

o-tempo-voa
O tempo e suas asas… e sua pressa em passar…

Fevereiro foi um mês cheio, vide os posts neste blog: nenhum! 😦 Tenho neste exato momento 11 rascunhos, mas não consegui publicar ao menos um. Por quê? Meus pensamentos ultimamente são consumidos por um “problema” que com certeza compartilharei em um post futuro. O tema? A velha e conhecida compra/venda de imóvel.

Mas vamos falar do fechamento mensal: O mercado continua subindo a montanha em um ritmo acelerado e o resultado foi um mês de Fevereiro melhor que Janeiro para meu patrimônio. 

63909238

 

Crescimento patrimonial de +4,31%, com rentabilidade de fevereiro em +2,17% .

Minha Meta Financeira 03 (MF03) relativa do mês de Fevereiro foi alcançada, uma vez que, com a rentabilidade geral de +2,17% superei o CDI que fechou o mês em 0,87%, performando ~ 149% CDI. 

No acumulado do ano, CDI em 1,97% e minha carteira em 4,06%.

2017-fev-geral-adp

Aportes

Aportei este mês 32,72% das receitas auferidas. Aportes 100% direcionados a renda fixa, contrariando a expectativa de aportar em fundos imobiliários. Mas foi por um bom e racional motivo: não tive tempo suficiente para estudar FIIs e tomar uma decisão de qual papel comprar.

Então, Meta Financeira 01 (MF01) concluída para o mês.

Ações

Carteira de ações com rentabilidade positiva no mês de +5,47%. O  Ibovespa subiu 3,08% e já registra uma alta acumulada no ano de 10,68%. Sigo acompanhando com uma alta de 9,99%2017-fev-acoes-adp

Mais um mês sem compras por aqui. O Dividend Yield (DY) este mês foi: 0,061% com dividendos/JSCPs recebidos de BBDC3, ITUB4, KLBN11 e ABEV3.

 

2017-jan-carteira-acoes
Carteira de Ações

Carteira de ações representando ~ 19,65% de meu patrimônio.

FIIs

Como falei na seção de aportes, não fiz o planejado de aportar nesta categoria este mês, pois não consegui estudar o suficiente para decidir qual ativo comprar. Seguindo minha estratégia, a próxima categoria de FIIs que estou estudando são Agências Bancárias, onde comprarei 2 ativos com 5% cada na alocação no total da carteira dos FIIs.

Logo, mantive a posição com somente BPFF11 na carteira o que foi bem proveitoso: Rentabilidade mensal de 6,37% e um Yield em relação ao meu preço médio de 0,83%.

2017-fev-fiis-adp

FIIs representaram no mês 1,14% do patrimônio.

Renda Fixa

Nos ativos de Renda Fixa, obtive uma rentabilidade de 1,30%. Todo o aporte do mês foi feito aqui com objetivos de curto prazo em títulos privados, como LCAs de 6 meses a 92,50% CDI e LCIs de 6 meses com uma taxa de 92% CDI. Renda Fixa este mês de Fevereiro representou 79,20% do meu patrimônio.

2017-fev-renda-fixa

Independência Financeira

Para registro, calcularei o PIFN: Percentual de Independência Financeira do NooB que consiste na Renda Passiva Gerada no mês dividido pelos gastos mensais. Aqui, considero despesas como todo o dinheiro recebido que não foi aportado (receitas – aportes).

Este mês, o PIFN foi de 0,4859%

2017-fev-pifn

Alocação de Ativos

Como vocês viram, estou praticamente na relação 80% RF e 20% RV. O primeiro objetivo na  alocação de ativos será chegar na relação 70/30, buscando uma alocação na Renda Variável de 50% em ações, 45% em FIIs e 5% em ETFs.

Este mês de fevereiro, aportei em RF curto prazo por questões de segurança aumentando um pouco o gap da relação.

Outras Metas

Falando de saúde, não consegui bater a meta da academia (> 80%), somente indo 50% dos dias. Contudo, uma notícia boa: fui a um nutricionista e em quase 80 minutos de sessão com um bom bate papo e muita informação, saí de lá com minhas medidas, índices e hoje já tenho em mãos o plano de dieta a seguir. Março será um mês de por em prática!

Livros? Mais um mês de desgosto!! Somente consegui fazer leituras técnicas referente ao trabalho, o que não considero para as metas, pois é salutar conhecer outras áreas, outros mundos!

Abraços!

17 comentários sobre “Fechamento Mensal Fevereiro 2017 (+4,31%)

  1. Olá Noob,
    Que bom ver outro blog do WordPress. Eu estava com aquela sensação tipo “estou fazendo algo errado” rs… Cara, gostei do texto e da sua carteira. Parabéns, como você analisa as ações e como você balanceia a carteira? Abraço!

    Curtir

      • Recebi no meu blog a sua resposta. Obrigado por ela. A minha questão é que eu não queria ter o trabalho de configurar nada.
        Só queria logar e postar. Deu certo. Porém, se eu tivesse observado a questão da popularidade do blogspot, teria feito lá o cadastro. Abraço!

        Curtido por 1 pessoa

      • Grande Uó!

        WordPress é sensacional! Hoje não conheço um CMS melhor e com uma comunidade tão ativa (sempre evoluindo o core e plugins)

        Para um espaço como o seu, é mais que recomendável!

        Quem sabe um dia chego lá! 😀 😀

        Abraços!

        Curtido por 2 pessoas

    • Fala Maestro!

      Não conhecia seu blog e achei ele muito bom!!! Adicionei nos meus feeds!!

      Cara, minha carteira de ações é relativamente nova (pouco mais de 2 anos) e inicialmente entrei naquelas mais conhecidas, ficando hoje bastante exposto ao setor bancário, por exemplo. Hoje, procuro diversificar com o foco longo prazo e dividendos, tentando escolher uma empresa por ramo em que curta os resultados (basicamente olhando para lucros, margens, dívidas).

      Sobre o balanceamento, li o livro Alocação de Ativos (http://alocacaodeativos.com) e curti bastante. Tentando aplicar!

      Abraços

      Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Noob,

    Muito boa carteira e rentabilidade. Parabéns
    Em relação a compra do seu apartamento, analise se você não está imobilizando boa parte do seu patrimônio. No meu caso específico, acabei concentrando a maior parte do meu patrimônio líquido em um imóvel, já consegui diminuir a concentração, mas ainda falta um pouco.

    Grande Abraço

    Curtir

    • Fala Aportador!

      Esta é a preocupação! Tentarei fazer um post falando sobre o momento em que passo em relação ao imóvel que é basicamente: vender um próprio para adquirir um outro de melhor padrão, só que utilizando boa parte do patrimônio líquido existente como adicional

      Abcs

      Curtir

    • Não conhecia seu blog, meu caro! Muito legal e já adicionei em meus feeds.

      Seu post linkado resume um dos pontos em que páro para refletir se vale a pena ainda entrar em FIIs de agência bancárias, pois a maioria dos contratos atípicos (que considero bacana para quem pegou no início) terminarão daqui +- 5 anos.

      E depois disso? Qual o futuro das Agências Bancárias físicas?

      Abraços!

      Curtido por 1 pessoa

    • Olá M1M!

      Estou engatinhando em FIIs ainda e só comprei 1 papel (https://goo.gl/84CLPH) que foi um Fundo de Fundos.

      Estou lendo bastante o fórum do Tetzner, regulamentos de alguns FIIs e sites com condensados de valores para chegar em alguns balizadores que utilizarei para a seleção.

      Hoje estou tentando estudar os Fiis de Agências Bancárias e pretendo fazer ainda este mês um post com as primeiras impressões que tive. Inicialmente, tenho a intenção de ter 2 papeis deste tipo na carteira, mas, estou refletindo se, para longo prazo, ainda seria interessante uma entrada.

      Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s