Fechamento Mensal Janeiro 2017 (+3,96%)

Fala Finansfera, beleza?

Primeiro mês de um novo ano! Novas metas, novas estratégias, novos sonhos! Apesar de Janeiro ser um mês culturalmente caro para nós brasileiros (férias, viagens, impostos, material escolar, etc.), o mercado foi bem generoso com uma alta considerável na renda variável!

Mas é aquela coisa da montanha russa: se subirmos até lá no alto, com certeza vamos ter a descida também!

Ah! E este mês também inicio minha participação no Ranking de Rentabilidades organizado pelo Barbarossa e confrades lá no Capitalismus. A ideia (como já existente em outros rankings da finansfera) é conhecer/confraternizar com outros blogueiros (networking) além de aprender e manter a comunidade ativa!

atletismo-pista-largada-2
Foi dada a largada para o Ranking de Rentabilidades no Capitalismus.blogspot.com

Como é um ranking de rentabilidades, vamos ver se minha estratégia de alocação de ativos, além dos papeis escolhidos para a carteira conseguem se sair bem! Como sou exposto muito pouco em RV com certeza minhas rentabilidades serão razoáveis.

Mas vamos lá falar de investimentos?

ba229cb38222ebb2ab4de0f47ba020c3

Crescimento patrimonial de +3,96%, com rentabilidade de janeiro em +1,88% .

Minha Meta Financeira 03 (MF03) relativa do mês de Janeiro foi alcançada, uma vez que, com a rentabilidade geral alcançada de +1,88% superei o CDI que fechou o mês em 1,08%, fazendo ~ 174% CDI.

2017-jan-rentabilidade-geral-adp

Aportes

Aportei este mês 29,18% das receitas auferidas, sendo dividido em renda fixa e FIIs. Foi por pouco, mas não bati a meta de 30% das receitas em aportes. Então, Meta Financeira 01 (MF01) não concluída para o mês.

Ações

Carteira de ações com rentabilidade positiva no mês de +4,29%A Bovespa começou o ano muito forte com +7,38% fechando o mês em 64670,78 pontos.

2017-jan-acoes-adp

Nada de compras por aqui, e pelo planejamento, talvez não terá em 2017. A partir de agora, os balanços do último trimestre e do ano de 2016 começam a ser disponibilizados. Farei a leitura dos que tenho interesse e avaliarei se mantenho os ativos em carteira.

2017-jan-carteira-acoes
Carteira de Ações

Dividend Yield (DY) este mês foi: 0,014% com dividendos/JSCPs recebidos de BBDC3, ITUB4 e ODPV3.

Carteira de ações representando ~ 19,44% de meu patrimônio.

FIIs

Inaugurando meu fechamento mensal com esta classe de ativo, não poderia ter um resultado melhor: alta de +9,74% frente ao IFIX que obteve +3,78%. Este belo aumento nas minha cotas foi no filho único BPFF11 que comprei este mês cujos alugueis já espero neste mês!

FIIs representaram no mês 1,13% do patrimônio.

Renda Fixa

Tesouro Direto tive uma rentabilidade mensal de 1,51%. Este mês novamente não houve aportes no TD devido à minha estratégia de equilibrar carteira de ativos.

Já em títulos privados, aportei em uma LCA de 6 meses a 92,50% CDI e uma LCI de 1 ano com uma taxa de 96% CDI. Aportes para objetivos de curto prazo. Renda Fixa este mês de Janeiro representou 79,43% do meu patrimônio.

2017-jan-alocacao-indexadores
Alocação da renda fixa

Independência Financeira

Para registro, calcularei o PIFN: Percentual de Independência Financeira do NooB que consiste na Renda Passiva Gerada no mês dividido pelos gastos mensais. Aqui, considero despesas como todo o dinheiro recebido que não foi aportado (receitas – aportes).

Este mês, o PIFN foi de míseros 0,0563%

boring
pensando em quando o Percentual de IF vai chegar a 100%

Alocação de Ativos

Como vocês viram, estou praticamente na relação 80% RF e 20% RV. O primeiro objetivo na  alocação de ativos será chegar na relação 70/30, buscando uma alocação na Renda Variável de 50% em ações, 45% em FIIs e 5% em ETFs.

Outras Metas

Falando de saúde, perdi o timing e não consigo dizer se bati a meta de assiduidade (> 80%) na Academia. Fevereiro serei mais organizado. Alimentação foi bem interessante, na qual passei a ingerir mais folhosos e verduras do que o habitual.

Livros? Este mês a leitura não relacionada ao trabalho ficou de lado e não consegui.

7 comentários sobre “Fechamento Mensal Janeiro 2017 (+3,96%)

  1. NI,
    Conforme você aumenta sua participação em renda variável esse seu benchmark terá que mudar.
    Porque em mês de alta da Bovespa você irá destruir o CDI e no meses de baixa vai perder feio.

    Você conseguiu uma boa diversificação na sua carteira. Temos 3 ações em comum: Grendene, Ez Tec e Porto Seguro.

    Abs,

    Curtir

    • Fala KB!

      A comparação de RV com o CDI pode não ser tão correta, mas é apenas uma forma de verificar minha carteira variável com a taxa.

      A carteira de ações, aparentemente não sofrerá grandes modificações este ano, mas vamos aguardar os relatórios!

      Abraços

      Curtir

  2. Grande Uó!

    Basicamente por ainda começar nos FIIs e não ter conhecimento suficiente nos diversos segmentos dos fundos de tijolos para iniciar aportes. Peguei alguns Fundos de Fundos existentes (BPFF11, FOFT11, FIXX11 e BCFF11B) e fiz algumas ponderações. Apesar da taxa de adm ser uma das mais altas, curti a liquidez, V/VPC e taxa de alocação frente aos demais

    Pretendo deixar 40% em fundos deste tipo na carteira de FIis. O restante farei a alocação nos demais segmentos. Quanto tiver uma maturidade bacana, revisarei a percentagem de alocação.

    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário