Faaala Finansfera, beleza?
Este mês resolvi dar uma olhada na excelente planilha para gerenciamento de portfólio do Surfista Calhorda (que disponibilizou para download no seu site aqui). Aproveitei e dei uma incrementada na minha planilha que hoje tem um pouco também da planilha do AdP e do Aroldo na tentativa de melhorar minha organização.
A aba de Planejamento da planilha do Surfista é sensacional! Planejar aportes mensais, assim como rentabilidades a serem alcançados ao longo do tempo (10, 20 anos) e ver o patrimônio acumulado torna-se instigante de como boa parte do sucesso só depende de nós. (só não é 100%, pois nem tudo depende de você)

Mas já já volto para a planilha do Surfista e o porquê citei aqui neste post.
Regra do 72, conhece?
Acho que todos com mais tempo de investimentos conhecem esta famosa regra. Assim como também os matemáticos, contadores e pessoas ligadas à finanças. No geral, ela serve para calcular de uma forma simples e aproximada em quanto tempo, a partir de uma determinada taxa, um valor inicial dobra. De forma análoga, é possível também saber, a partir de um determinado tempo (anos, por exemplo), qual a taxa necessária para que o valor atinga seu dobro.
É bem simples mesmo! A conta é simplesmente essa:
R x T = 72
onde R é a taxa (rate) e T é o tempo.
Quer um exemplo?
Supondo que você tenha 100 mil de patrimônio, em quanto tempo você chegará nos 200 mil se mantiver uma taxa/rentabilidade anual de 6%?
T = 72/6 = 12 anos
Outro?
Supondo que você tenha 500 mil de patrimônio, que taxa anual preciso alcançar para chegar ao primeiro milhão (dobro) em 5 anos?
R = 72/5 = 14,4% (muito hein? hehehe)
Da mesma forma que podemos usar esta fórmula para o cálculo de aumento de nosso patrimônio, podemos simular a bola de neve de uma dívida no cartão de crédito. Exemplo:
Devo 1.000 reais na fatura de cartão de crédito com uma taxa de juros mensais de 15,12%. Em quanto tempo minha dívida dobraria?
T = 72/15,12 = 4,76 ~ 5 meses (caraca!!!!!)

Existe muito material na internet sobre o tema e algumas observações, como por exemplo para taxas maiores que 20% a fórmula já não se aproxima tanto do resultado real.
Vale a pena a pesquisa!
Mas qual a conexão entre a Regra dos 72 e a planilha do Surfista?
A principal conexão/reflexão é justamente a importância dos aportes! A disciplina que o investidor tem que ter, mês a mês, ano a ano, em bater suas metas não somente em rentabilidade, mas sim nos aportes.
Um fator tão importante quanto, é o tempo. Tempo é um dos grandes aliados do famoso/lindo/mágico carinha chamado Juros Compostos. Dê tempo para seu dinheiro crescer e ele crescerá!

Deixar um montante inicial aplicado sob determinada taxa vai fazer seu patrimônio dobrar, quadruplicar de tamanho em anos. Isso ninguém duvida. Mas a dica é perceber que aportes constantes fazem a bola de neve crescer ainda mais!
Até mais!
Olá NI,
Parabéns pelo post. Essa fórmula eu já conhecia, mas o importante são os aportes constantes e o dinheiro investido em ativos bons.
Abraços.
CurtirCurtir
Isso aê CI! Aportes + bons ativos + tempo
Abraços!
CurtirCurtir
Mais um pro lado WOrdpress da força! hehe
Nao uso essa formula ha mto tempo, vou ate fazer umas contas aqui…
Depois me adiciona no seu blogroll, ja te adicionei!
Abraços!
CurtirCurtir
M1M adicionado meu velho!
WordPress é muito bom!!!!
Abcs!
CurtirCurtir
É a tal mágica dos juros compostos.
Até um ganhozinho real de 2% ao ano digno de poupança dobra o valor investido depois de um pouco mais de 30 anos.
Abs.
CurtirCurtir
A poupança é lenta, mas também faz o prometido! hhehehehehhehe
Abraços KB!
CurtirCurtir