Analise a Saúde da Instituição Financeira de seus Investimentos

Faaaala Finansfera, beleza?

Para quem curte investir em Renda Fixa, a busca por boas taxas em investimentos desta modalidade é algo corriqueiro. Mostrei em um post anterior, alguns sites em que você pode simular e comparar rentabilidades de diferentes produtos para auxiliar em sua tomada de decisão.

Mas, e quando você encontra aquele CDB com uma taxa super atraente emitida por um Banco XPTO que você não conhece direito? E aquelas LCs emitidas por financeiras? Será que vale a pena?

"Mas NooB, o FGC me cobre em casos de prejuízos até 250k e calotes que eu venha a tomar!"

Correto. Mas, por mais que exista esta entidade que nos forneça uma garantia em tipos de investimentos como a LCI, LCA, LC, CDBs, ninguém quer passar por uma situação de calote/prejuízo e ter que recorrer ao fundo, certo?

Além do mais, é interessante conhecer o emissor dos títulos em que você, investidor, está aplicando seu dinheiro e saber se estão pagando suficientemente bem pelo risco a que seu dinheiro estará exposto! Do mesmo modo,  acompanhar a saúde financeira da corretora onde você investe é muito importante para evitar dores de cabeça no futuro.

BancoData: O Site!

O site http://bancodata.com.br/ ajuda investidores de Renda Fixa a conhecer melhor a saúde financeira de bancos, financeiras, cooperativas de crédito e corretoras de valores que atuam no mercado brasileiro. Possui em seu banco de dados, mais de 1600 instituições financeiras e mais de 15.000 balanços!

bancodata
página com informações de um banco no site bancodata

Várias coisas acho bacana! O visual/layout super clean com uma navegação super intuitiva é bastante agradável além da página de informações de uma instituição financeira super bem feita e com informações atualizadas: balanços, ratings, índices e muitos gráficos para rápida visualização!

A página de Escala de Ratings te dá um overview das instituições financeiras mais bem avaliadas pelas principais agências de classificação de riscos, além do Monitor que exibe as atualizações mais recentes nestas avaliações.

Fica a dica!

Abraços!

Anúncios

6 comentários sobre “Analise a Saúde da Instituição Financeira de seus Investimentos

  1. Olá NI,
    Ótimo post.
    Saber a saúde das instituições financeiras é sempre bom, mas a gente não deve confiar muito nisso.
    Na crise do subprime essas agências classificaram lixos com notas excelentes, e o que aconteceu foi uma quebradeira.

    Abraços.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s