Atualização Mensal Novembro 2016 (+1,3%)

Fala Finansfera, beleza?

Este foi um mês tenso em Renda Variável e registrei um mês negativo na Bolsa de Valores! Vários resultados financeiros de empresas, outras várias surpresas em nosso cenário político e as eleições americanas com a vitória do Trump refletiram bastante no mercado de ações.

Aliado ao fim de ano que se aproxima, é sempre bom estudarmos mais e avaliarmos nossas estratégias e alocações. Futuramente, falarei mais um pouco dos planos para 2017!

Mas vamos lá…..

65796077

Crescimento patrimonial de +1,3%, mas a rentabilidade de novembro foi -0,74% . No acumulado do ano de 2016, rentabilidade de +9,79%.

Aportes

Este mês de novembro consegui fazer um aporte  de 30,09% das receitas obtidas! Estou bastante contente pois mais uma vez consegui aportar acima da meta estabelecida de 20% .

Ações

Carteira de ações com rentabilidade negativa no mês de 5,53%No ano de 2016, alta de 15,43%A Bovespa recuou este mês -4,65%, mas registra alta no ano de 42,81%.

Adicionei ao meu portfólio GRND3LREN3 (adicionando empresas de varejo) com a venda de EMBR3 e JHSF3 onde fiz um pequeno swing trade e UGPA3 (entrando no setor de petróleo, gás e derivados) como parte do aporte mensal. Ainda continuo bastante exposto ao setor financeiro, principalmente bancos (o que está sendo bom este ano), mas é necessário continuar o ajuste para  equilibrar minhas posições.

fechamento-mensal-nov16-01

Dividend Yield (DY) este mês foi: 0,34% com dividendos/JSCPs recebidos de ABEV3, ITUB4, BBAS3, BBDC3, TIET11. Já no total recebido do ano de 2016 em relação ao valor da carteira estou com um DY de 1,15%.

Carteira de ações representando ~ 19% de meu patrimônio.

Tesouro Direto

Tive a pior rentabilidade mensal (perdemos pra poupança!!!) do ano no Tesouro Direto: 0,44%. Destaque da baixa novamente para as rentabilidades dos títulos atrelados ao IPCA. Este mês não houve aportes no TD.

Atualmente, o tesouro direto representa cerca de 43% na alocação do patrimônio.

fechamento-mensal-nov16-02

CDBs/LCIs/LCAs e Poupança

Este foi um mês agitado nesta área! Consegui retirar uma boa quantia da poupança e redirecionei uma parte para um CDB com liquidez diária, além de um bom aporte em uma LCA.

CDBs, LCIs, LCAs representando aproximadamente 23% na alocação. Poupança reduzindo para ~15% da alocação.

Alocação de Ativos

Estou lendo um livro sobre alocação de ativos e curtindo bastante. Identificando-me com a estratégia, estou pensando em adicionar FIIs à carteira como forma de diversificação, uma vez que a carteira de ações está atingindo a meta (%), apesar dos papeis ainda estarem desbalanceados internamente.

Planejando corrigir meus ativos, conforme esta estratégia, para o ano de 2017.

Comparativo de Rentabilidades

Com uma rentabilidade negativa este mês (-0,74%), mas um crescimento patrimonial (graças ao aporte) de +1,3%, acho que posso considerar que sai no lucro, uma vez que o mês de novembro foi bastante intenso.

CDI registrou 1,04%, a poupança com seus 0,64% e a Bovespa com queda de -4,65%, demonstram que um patrimônio ficou bastante protegido apenas atrelado ao CDI/SELIC.

Já o mercado cambial foi a bola da vez com o dólar por exemplo registrando alta maior que 6%. IGP-M no negativo e expectativa de um IPCA mensal abaixo dos 0,4%

Bom início de mês para todos!

8 comentários sobre “Atualização Mensal Novembro 2016 (+1,3%)

  1. Caro Noob,
    Esse mês foi difícil para quem investe em renda variável, mas sua carteira está bastante balanceada e não sofreu muito com as oscilações.
    Depois de muita resistência pela aversão a ativos imobiliários acabei cedendo e estreei no mercado de FIIs, comprei BBPO11 e HCRI11B.
    Bons Investimentos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s