Fala Finansfera, beleza?
Este foi um mês tenso em Renda Variável e registrei um mês negativo na Bolsa de Valores! Vários resultados financeiros de empresas, outras várias surpresas em nosso cenário político e as eleições americanas com a vitória do Trump refletiram bastante no mercado de ações.
Aliado ao fim de ano que se aproxima, é sempre bom estudarmos mais e avaliarmos nossas estratégias e alocações. Futuramente, falarei mais um pouco dos planos para 2017!
Mas vamos lá…..
Crescimento patrimonial de +1,3%, mas a rentabilidade de novembro foi -0,74% . No acumulado do ano de 2016, rentabilidade de +9,79%.
Aportes
Este mês de novembro consegui fazer um aporte de 30,09% das receitas obtidas! Estou bastante contente pois mais uma vez consegui aportar acima da meta estabelecida de 20% .
Ações
Carteira de ações com rentabilidade negativa no mês de –5,53%. No ano de 2016, alta de 15,43%. A Bovespa recuou este mês -4,65%, mas registra alta no ano de 42,81%.
Adicionei ao meu portfólio GRND3 e LREN3 (adicionando empresas de varejo) com a venda de EMBR3 e JHSF3 onde fiz um pequeno swing trade e UGPA3 (entrando no setor de petróleo, gás e derivados) como parte do aporte mensal. Ainda continuo bastante exposto ao setor financeiro, principalmente bancos (o que está sendo bom este ano), mas é necessário continuar o ajuste para equilibrar minhas posições.
O Dividend Yield (DY) este mês foi: 0,34% com dividendos/JSCPs recebidos de ABEV3, ITUB4, BBAS3, BBDC3, TIET11. Já no total recebido do ano de 2016 em relação ao valor da carteira estou com um DY de 1,15%.
Carteira de ações representando ~ 19% de meu patrimônio.
Tesouro Direto
Tive a pior rentabilidade mensal (perdemos pra poupança!!!) do ano no Tesouro Direto: 0,44%. Destaque da baixa novamente para as rentabilidades dos títulos atrelados ao IPCA. Este mês não houve aportes no TD.
Atualmente, o tesouro direto representa cerca de 43% na alocação do patrimônio.
CDBs/LCIs/LCAs e Poupança
Este foi um mês agitado nesta área! Consegui retirar uma boa quantia da poupança e redirecionei uma parte para um CDB com liquidez diária, além de um bom aporte em uma LCA.
CDBs, LCIs, LCAs representando aproximadamente 23% na alocação. Poupança reduzindo para ~15% da alocação.
Alocação de Ativos
Estou lendo um livro sobre alocação de ativos e curtindo bastante. Identificando-me com a estratégia, estou pensando em adicionar FIIs à carteira como forma de diversificação, uma vez que a carteira de ações está atingindo a meta (%), apesar dos papeis ainda estarem desbalanceados internamente.
Planejando corrigir meus ativos, conforme esta estratégia, para o ano de 2017.
Comparativo de Rentabilidades
Com uma rentabilidade negativa este mês (-0,74%), mas um crescimento patrimonial (graças ao aporte) de +1,3%, acho que posso considerar que sai no lucro, uma vez que o mês de novembro foi bastante intenso.
CDI registrou 1,04%, a poupança com seus 0,64% e a Bovespa com queda de -4,65%, demonstram que um patrimônio ficou bastante protegido apenas atrelado ao CDI/SELIC.
Já o mercado cambial foi a bola da vez com o dólar por exemplo registrando alta maior que 6%. IGP-M no negativo e expectativa de um IPCA mensal abaixo dos 0,4%
Bom início de mês para todos!
Parabéns NI,
Essa carteira de ações é interessante. Empresas muito boas.
Abraços.
CurtirCurtir
Valeu CI
CurtirCurtir
O que mais interessa é crescer. Parabéns!
CurtirCurtir
Com certeza! aportando sempre!
CurtirCurtir
Fala Noob! Apesar da negativa rentabilidade, você está com uma TAC incrível!
Cara, mantenha isso, pois é muito relevante para conseguir se aposentar mais cedo!
Abraço
CurtirCurtir
Valeu FPI!!!!!! Obrigado pela visita!
CurtirCurtir
Caro Noob,
Esse mês foi difícil para quem investe em renda variável, mas sua carteira está bastante balanceada e não sofreu muito com as oscilações.
Depois de muita resistência pela aversão a ativos imobiliários acabei cedendo e estreei no mercado de FIIs, comprei BBPO11 e HCRI11B.
Bons Investimentos!
CurtirCurtir
Valeu AB! Estou me preparando também para entrar em FIIs a partir de 2017.
Valeu pela visita!
CurtirCurtir