Preciso mesmo de uma Corretora para investir? O que são PCDAs?

Fala Finansfera, beleza?

O título deste post tem uma pergunta que já fizemos ao menos uma vez na vida, concorda? Também ouvimos sempre quando conversamos com alguém que está iniciando sua descoberta no mundo de investimentos.

Este fim de semana um colega me fez esta pergunta e a resposta foi fácil quando tratou-se de Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs. Entretanto, me peguei pensativo quando a resposta foi sobre ações.

Uma Corretora de Valores é nada menos que um Agente de Custódia e segundo o site da BM&F Bovespa:

O agente de custódia compreende as instituições responsáveis, perante seus clientes e a câmara, pela administração de contas de custódia próprias e de seus clientes junto ao serviço de custódia da BM&F BOVESPA.

São elegíveis a agente de custódia as corretoras e distribuidoras de títulos e valores mobiliários, bancos de investimento, bancos comerciais e bancos múltiplos.

Em resumo, estes agentes são responsáveis por realizar o cadastro dos investidores junto a BMF&BOVESPA e intermediar a transferência dos recursos financeiros e títulos.

Assim, conseguimos responder as perguntas:

– Posso investir em Tesouro Direto sem corretora?

Você não pode investir em Tesouro Direto sem um agente de custódia! Mas perceba que você pode utilizar seu banco (caso ele seja um agente de custódia) para comprar títulos do governo. Aqui deixo somente a observação que as taxas de administração dos bancos operando Tesouro Direto costumam ser  mais altas que as corretoras. Você pode conferir na própria página do tesouro.

– Posso investir em CDBs, LCIs e LCAs sem uma corretora?

Os Certificados de Depósitos Bancários são títulos privados emitidos por instituições financeiras, bancos. As LCIs e LCAs também são títulos emitidos por bancos mediante concessão de créditos para as áreas respectivas de imóveis e de agronegócio .

Você sendo correntista de um Banco XPTO, provavelmente poderá adquirir diretamente um CDB deste próprio banco. Então, a resposta seria não precisaria.

Mas qual seria a razão de escolher uma corretora? Simplesmente diversidade e maiores opções. Como as corretoras procuram ofertar um leque de títulos emitidos por vários bancos, você não precisaria abrir conta em todos os bancos para comprar CDBs, LCIs e LCAs dos mesmos.

Aqui deixo a observação também que provavelmente você encontrará taxas de rentabilidade mais atrativas em produtos de corretoras do que nos grandes bancos onde provavelmente você tenha conta.

Posso investir em Ações sem corretora?

Esta foi a dúvida que me fez escrever este post. E pela rápida pesquisa na net, a resposta seria: Sim, você pode investir em ações sem corretora de valores! 

Mas atenção! Eu disse que você pode investir em ações de empresas sem a intermediação de corretoras, mas você não pode investir nas ações de empresas da Bolsa de Valores  brasileira sem um agente de custódia!

Perceberam a diferença? Não estou falando de investir em ações através de Fundos de Ações, mas sim através de um tal de Plano de Compra Direta de Ações (PCDA). 

Não encontrei muita coisa na internet para o mercado brasileiro, mas o PCDA seria uma maneira de aquisição direta de ações de uma empresa, caso a mesma disponibilize essa modalidade. Pode-se evitar custos com corretoras, mas também há a possibilidade de outros custos decorrentes.

Como exemplo, aqui um site gringo que lista empresas que aceitam a compra direta de ações, chamado lá de Direct Stock Purchase Plans (DSPPs).

As dúvidas que agora tenho são:

  • Existe empresas que oferecem PCDAs em nosso mercado? 
  • Caso positivo, qual a vantagem para a empresa em oferecer um PCDA e não negociar na Bolsa?
  • Qual vantagem para o investidor em adquirir pelo PCDA e não pela Bolsa?

Algum blogueiro/leitor mais experiente teria explicações, indicações para contribuir?

Abraços e boa semana!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s