Planilhas para Controle de Investimentos

Quando o longo caminho de tornar-se um investidor começa (saindo da rota de apenas poupador de dinheiro), várias dúvidas surgem no trajeto sendo uma destas em como manter o gerenciamento de seus investimentos. Como se organizar!

Quando se fala em planejamento financeiro, receitas e despesas mensais, contas a pagar, a receber, já existe softwares e planilhas no mercado bastante conhecidos e que cumprem o prometido (penso em fazer um post sobre isso no futuro com os que utilizei).

Contudo, quando o assunto é investimento, variáveis características despontam no cenário como aportes financeiros, rentabilidades diárias, mensais, anuais e históricas, tipos de investimentos (renda fixa, variável), variação de cotação, quantidade de  cotas, etc. O que fazer? Montar sua própria planilha? Pagar por um software que faça tudo isso?

É inevitável que, no início do gerenciamento de seus investimentos, você crie alguns documentos e planilhas comparando valores mês a mês, fazendo somatórios, totalize operações e registre aquelas variações positivas em azul e negativas em vermelho. Isso é ótimo! Mas com o passar do tempo, você pode se perceber meio confuso com grandes quantidades de abas para atualizar ou até mesmo realizando registros repetidos e até mesmo desnecessários (poderiam ser automatizados, por exemplo)

O poder da Blogosfera

A internet é sensacional! A construção colaborativa e o compartilhamento de conhecimento proporcionado pelas pessoas que fazem parte desta grande nuvem é algo magnífico!

Se você já conhece blogs de investidores, já percebeu que muitos utilizam gráficos, tabelas e planilhas similares para demonstração de resultados e análises. Se você ainda não conhece a Finansfera (veja este trabalho de catalogação de blogs pessoais sobre finanças feito pelo Abacus Liquid), saiba que, como todo ecossistema, os seres que dali fazem parte, se relacionam e trocam informações.

Então, que tal utilizar o vasto material já produzido pela comunidade investidores em busca da independência financeira igual a você?

Planilhas do AdP

Basicamente, 90% de tudo que você precisa para organizar seus investimentos está nas planilhas do AdP. AdP é o blog (e como é chamado o blogueiro) Além da Poupança, e em seu site na seção Planilhas, ele explica tudo bem detalhado como utilizar cada documento.

Particularmente, estou utilizando as planilhas Controle de Patrimônio, Acompanhamento de Rendimentos Mensais e Registro de Investimentos, com quase nenhuma alteração! (mudanças basicamente no estilo e formatação, pois as funcionalidades são ótimas)

Planilha para Ações do Aroldo Batista

Descobri estes dias a planilha do blog Aroldo Batista para acompanhamento de ações e achei simplesmente sensacional!

Muitas das coisas que inicialmente realizava manualmente estão automatizadas lá através de chamadas à funções do GoogleFinance e a importação (através de xml do site GuiaInvest) de valores para análise fundamentalista.

Veja só que bela planilha

Outras opções?

E você, utiliza alguma outra boa planilha para gerenciar seus investimentos? Conhece alguma outra excelente ferramenta para compartilhar?

Abraços!

2 comentários sobre “Planilhas para Controle de Investimentos

  1. Pessoal, como a maioria das pessoas aqui, sou estudante desse mundo dos investimentos/finanças, e, recentemente, cheguei naquele ponto onde senti falta de ter planilhas pra controlar meus ativos, conferir meus aportes, retiradas, ver quanto minha carteira tá rendendo e tudo mais. Como trabalho como desenvolvedor de aplicativos para celular, me recusei a usar planilhas, e ao invés disso, resolvi fazer um aplicativo Android pra fazer esse controle.
    Como isso não passa de um fruto dos meus estudos, ele é totalmente gratuito, não to cobrando nada, nem propagandas eu coloquei lá dentro, meu interesse é que ele seja um produto legal pra entrar no meu portfólio.

    A ideia do aplicativo é que ele seja uma planilha versátil e turbinada, mas simplificada, que você possa atualizar quando/onde quiser e que fique sincronizada com a nuvem. Justamente pra manter o fator simplicidade, não quis deixar ele todo automatizado como outros apps por aí, portanto, os rendimentos não se atualizam sozinhos, os ativos não são puxados de nenhum banco de dados de terceiro nem nada. Quem cadastra os ativos, atualiza o saldo deles, cadastra os aportes e retiradas somos nós, o aplicativo só fica responsável por simplificar a interface, gerar os gráficos e sincronizar os dados.
    Os cálculos de rendimentos utilizam o sistema de cotas, que sempre gera confusão por aí, então agora não precisa mais ficar sofrendo, é só usar o app que o resto já tá feito pra você kk
    Além disso também acabei incorporando algumas outras “planilhas” comuns aí na web, como planilha da independência financeira, planilha pra ver se o financiamento vale a pena, entre outras.

    Esse fim de semana publiquei uma primeira versão dele na Play Store pra que a galera possa desfrutar e também me dar feedbacks. Continuo trabalhando nele nas horas vagas, então a ideia é que ele seja sempre melhorado, e em breve também tenha uma versão pra iOS.
    O nome do app é Applicou, e o link é esse: https://play.google.com/store/apps/details?id=app.applicou
    Peço desculpa por qualquer bug que vocês possam achar. Espero ter feito algo de útil e que ajude vocês aí nessa caminhada rumo à independência financeira, qualquer coisa que eu possa ajudar é só entrar em contato comigo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s